A dependência de uma fonte de tempo e frequência confiável

A dependência de uma fonte de tempo e frequência confiável

Como a geração e transmissão de energia elétrica tornou-se 100% dependente de uma fonte de tempo & frequência confiável?

No mercado dinâmico de geração e transmissão de energia, a sincronização precisa, confiável e segura são fundamentais para garantir a operação do Grid elétrico. A Arsitec, reconhecida como principal provedor de soluções de sincronismo para laboratórios, redes de Telecom e TI, também é especialista em soluções de tempo & frequência para o Grid elétrico.

A Importância do Sincronismo na Geração e Transmissão de Energia
Sincronismo, no contexto da geração e transmissão de energia, refere-se à coordenação precisa do tempo entre diferentes componentes e sistemas. Com a digitalização do Grid, para adequação ao padrão IEC-61850, todo controle e processos do sistema elétrico passou a transitar através de pacotes Ethernet. Porém, diferentemente de uma rede de TI ou Telecom, e a fim de garantir o perfeito ordenamento desses pacotes, um “carimbo de tempo” com precisão de 1 microssegundo tornou-se parte vital deste processo.

Este carimbo de tempo é fornecido através de Servidores de sincronismo conhecidos como “Grandmaster Clocks”, tipicamente assistidos por GNSS.

A Arsitec oferece soluções avançadas de sincronismo dos nossos parceiros MICROCHIP e TEKRON, que são especialmente projetadas para o setor de energia. Nossos sistemas incluem:

Grandmaster Clocks e geradores de sincronismo: Tipicamente recebem hora do sistema GNSS e propagam sincronismo via PTP, NTP e IRIG-B. Esses dispositivos fornecem um sinal de tempo, frequencia e fase, fundamental para relés, oscilógrafos, PMUs, Merging Unities, Servidores e sistemas de supervisão. Esses mesmos dispositivos podem e devem sincronizar os sistemas de transmissão de teleproteção.

Redudância operacional: O sistema GNSS e em especial o GPS, é alvo preferencial de cyberataques. Isso por que muitas das novas tecnologias demandam a grandeza “tempo” para controlar desde criptografia até a efetiva operação da rede. Em um ataque de Jamming ou Spoofing do sistema GNSS, a tecnologia de redundância mais provada para manutenção da hora, , são os relógios atômicos de Césio da Microchip (que inclusive formam a maioria do padrão da hora mundial UTC). Estes operam em conjunto com os Grandmasters.

Sistemas de Gerenciamento: A Microchip possui um sistema de gerenciamento (TimePictra) completo para garantir a operação do grid sem perda de informação.

Segurança: Infraestruturas críticas, como redes de geração e transmissão, são alvos potenciais de ataques cibernéticos. Muitas empresas usam hora NTP pública, que atualmente é a maneira mais difundida para ataques do tipo DDOs. O uso de um servidor NTP interno, garante que a porta 123 do firewall esteja permanentemente fechada para hackers. A Arsitec entende a importância de proteger esses ativos e oferece tecnologias robustas para garantir a segurança.

A Arsitec traz uma família completa de produtos para geração de sincronismo, como os Grandmaster TP4500, TP4100, sincronismo industrial com SyncServer S6x0 e soluções específicas para o mercado elétrico como o NTS03, NTS02, GridTime3000 e TTM01.

Para mais informações e descobrir como podemos ajudar sua empresa, entre em contato com nossos especialistas.